Lição 4 - Quem é Jesus?


 

Lição 4 - Quem é Jesus? 


 

Verso para Memorizar:


"Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: "Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no!"  - Mateus 17:5

Mensagem da semana


" E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. " - Mateus 16:13-16

 

 

Introdução IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

 

     Quem é Jesus? Essa é uma das perguntas mais importantes da história. Muitas pessoas têm, na maioria das vezes, o conceito errôneos sobre o homem mais importante que já viveu na face da terra ,alguns dizem que foi uma figura mitológica. Outros pensam que Jesus era apenas um profeta. e você? O que sabe a respeito de Jesus e? Você realmente o conhece? Dê mais um passo de fé estudando sobre a pessoa de Jesus.

 

I. A Identidade de Jesus IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

 

     Nossa identidade representa quem somos, e nos acompanha desde que nascemos e ganhamos um nome. - Quando o identificamos corretamente, podemos obter crédito, em estudar, arrumar um emprego e em fazer tantas outras coisas inerentes a vida em sociedade.
      Para que não haja  confusão entre as muitas pessoas que possuem nomes parecidos, a
parências parecidas e que fazem coisas parecidas, a sociedade exige que sejam identificadas de forma correta. Portanto, saber quem realmente uma pessoa é faz diferença nas relações em sociedade.

 

1. Conhecendo corretamente a pessoa de Jesus.     

        Da mesma forma, em relação à fé, é preciso que possamos identificar corretamente a pessoa de Jesus Cristo. Ele é a personalidade mais comentada da história. Desde que o seu nascimento. Morte e ressurreição, discussões atravessam séculos, se acumulam e são transformadas, em opiniões que variam entre considerar Jesus como um grande líder, um falsário ou, o mais importante, a reconhecer o homem como o filho de Deus e Salvador da humanidade. De acordo com a bíblia, saber quem realmente é Jesus e aceitar não apenas a sua identidade, mas também o sacrifício feito na cruz, faz a diferença entre passar a eternidade com Deus ou longe dele. De como a bíblia foi escrita por pessoas inspiradas por Deus que testemunharam os acontecimentos em torno da vida de Jesus, registraram suas palavras e aceitaram a identidade de Jesus como filho de Deus e Salvador, entendemos que seus relatos são os únicos confiáveis, e que quando a bíblia fala, Deus também está falando. 

II. Quem voces dizem que Eu sou? IIIIIIIIIIIIIII

 

1. Foi um profeta?

    O profeta não é apenas uma pessoa que prediz o futuro. Um profeta é um representante de Deus, que falava vontade divina os homens. Neste aspecto, Jesus falou a todos os seus ouvintes sobre quem é Deus e qual era a sua vontade, e de que forma os homens poderiam ter um relacionamento correto com Deus, sem a barreira do pecado.

      A pessoas que crêem que Jesus foi um grande profeta, pois partem do princípio que ele falou coisas novas sobre Deus, e em seus dizeres eles achavam se verdadeiras profecias. Moisés, o grande libertador e legislador de Israel, foi usado por Deus para dizer: "O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;" - (Deuteronômio 18:15). Ele se referia aqui a pessoa do senhor Jesus Cristo que foi identificado posteriormente como esse profeta em atos 3.23,2 4. 

       O próprio nascimento de Jesus foi a realização de uma profecia: seu nascimento de uma virgem,  foi relatado em Isaías 7.14: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.". Esta  profecia foi cumprida em Mateus1.18: "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.". Ele nasceria em Belém, como falou o profeta Miqueias: "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." - (Miqueias 5:2). Foi cumprida como podemos verificar em Mateus 2.1. Estas são duas entre muitas profecias que Jesus cumpriu.
 
       Como  Profeta, Jesus predisse a destruição de Jerusalém, registrada em Lucas 21.20-24: "Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. 21 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela. 22 Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. 23 Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo. 24 E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.".
Este fato se deu no ano 70 da nossa era, quando o general Tito sitiou Jerusalém e a destruiu retirando  ate os alicerces do templo. 
 
   Jesus profetizou muitas coisas sobre o futuro, como a descida do Espírito Santo, acontecido no dia de Pentecostes. Ele mesmo cumpriu todas as profecias inerente à sua manisfestação em carne para revelar a vontade de Deus aos homens.
Com base no que você leu acima, não seria errado classificar Jesus como um grande profeta, assim como os demais profetas que Deus inspirou que falassem verdadeiramente em seu nome. Mas defini-lo ou apenas como um profeta reduz muito a sua verdadeira identidade.
 

2. Jesus foi um grande líder?

     Grandes líderes são conhecidos pelas atuações que fazem na história da humanidade. Devemos reconhecer que dessas atuações nem sempre são algumas pessoas tidas por benéficas mas ainda assim destacam a pessoa no curso da história.
 
     Algumas pessoas crêem que Jesus foi um grande líder da humanidade. E alimentou multidões multiplicando pães e peixes, conduziu pessoas por meio de seus discursos e promoveu o convívio pacífico entre judeus e romanos e em uma nação conflagrada pelas guerras. Suas palavras relatadas no sermão do monte são recitadas por várias confissões religiosas. Sua mensagem atravessou séculos, e até hoje é pregada. Essas características podem confirmar a definição de Jesus como um grande líder da  humanidade, mas resumí-lo desta forma é o mesmo que o enquadrar entre tantos outros líderes bons, com  Martin Luther King e Lutero, ou mal como Stalin e Hitler. Jesus deu grandes demonstrações de uma liderança que faz diferença pelo exemplo, mas ele é muito mais que um grande líder.
 

3. Jesus foi um mentiroso?

      Há pessoas em nossos dias que definem Jesus como um mentiroso ou um louco. Acham que suas declarações foram falsas, o que ele nunca as fez. Se Jesus foi um homem mentiroso, então o destino de milhões de pessoas ao longo dos últimos 20 séculos está em risco. Jesus afirmou ser o Filho de Deus (Jo 9:35-38;  Mt 16:16-20). Seus discípulos, tinham certeza de que ele falava a verdade não apenas por causa de suas palavras, mas também por causa de seus milagres, com curas de pessoas enfermas, intervenções maravilhosas na natureza e o poder sobre os espíritos malignos.
Temos ressaltar que nenhum de seus oponentes duvidou da veracidade de suas ações e palavras. Estes fatos fazem de Jesus uma pessoa verdadeira, e que podemos confiar Nele para a salvação de nossas almas, e que as pessoas que nunca creram nele estarão caminhando para um destino cruel.
 

4. Jesus é Deus.

       A bíblia declara que Jesus é o filho de Deus. Devemos crer na bíblia por que ela foi inspirada pelo próprio Deus, que é o único que tem o poder para relatar as coisas de acordo com a verdade.

      Em toda a história, nenhum líder religioso afirmou ser Deus, exceto jesus. Quem se imagina que Jesus nunca afirmou ser Deus está enganado. Ele deixou claro que existia antes de Abrahão (João 8.58), e que era igual à Deus, o Pai (João 5. 17,18).Ele disse que podia perdoar pecados (Mc2.5-7), o que apenas Deus poderia fazer (Is43.25). Certa vez questionado por Felipe, um de seus discípulos, disse: "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" - (Jo 14:9). Até mesmo com os inimigos de Jesus acusaram por esta afirmação:"Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo." - (João 10:33). Como Deus encarnado, teve poder sobre os elementos da natureza e sobre os espíritos malignos, Jesues aceitou adoração devida somente a Deus, e até mesmo o próprio Tomé, que duvidou da ressurreição do Senhor, o adorou dizendo: Meu Senhor e Meu Deus!(Jo 20.28). O próprio Deus, no batismo de Jesus, confirmou que Jesus era o seu Filho, reconhecendo o seu ministério e a sua autoridade:"Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o".

III. Jesus, Sumo Sacerdote IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

        Enquanto o profeta fala sobre Deus aos homens, o sacerdote falava com de Deus em nome dos homens. Na história hebraica, Deus instituiu sacerdotes para que lhe oferecessem sacrifícios pelos pecados. Pois muitas sacerdotes faziam sacrifícios aceitáveis a Deus, mas esses sacrifícios tinham que ser repetidos em todos os anos, pois apontavam para o sacrifício de Cristo Jesus, que com Sumo Sacerdote, fez um único sacrifício  aceitável a Deus e capaz de perdoar todos os pecados."E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;" (Hb 10:12).  Jesus é o filho do Deus bendito, e nosso Sacerdote nos céus, intercebendo por nós.

      Jesus não foi apenas de um homem importante profeta da o sacerdote. Ele é deus! Um em Jesus estão reunidos todos os atributos divinos e suficientes Salvador para o humanidade. Sua história e suas obras não se limitam ao período em que seu nascimento e sua morte morte. O filho de deus  esteve presente eternamente atuando na história da salvação. ele veio ao mundo e sua glória foi vista pelas pessoas de sua geração. Jesus morreu e ressuscitou por você. Um Dia e ele voltará para buscar aqueles que lhe pertencem .     

.

Material de Apoio

 

 

Perguntas


1. Jesus é um profeta?

2. Por que Jesus é nosso Sumo Sacerdote?

3. Quem deu Testemunho com relação a identidade de Jesus no seu batismo?

 

Plano de leitura mensal


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências


  • A supremacia de Cristo em um mundo Pós-Moderno, Jhon Piper e Jason Taylor, CPAD
  • Cristianismo Puro e simples, C.S Lewis, Editora Martins Fontes
  • Em defesa da Fé Cristã, David Hunt, CPAD

Task Discussion